domingo, 24 de janeiro de 2016

Apiacá | Números alarmantes em queda no combate a dengue

Circula na mídia local e regional, reportagem sobre os números dos casos de dengue no Estado do Espírito Santo, e nas aferições das últimas semanas de 2015 com as duas primeiras de 2016 colocam Apiacá no topo da lista dos municípios mais afetados pela dengue.

O governo havia identificado os números alarmantes desde o final de dezembro de 2015, e desde então vem traçando ações estratégicas de combate ao mosquito transmissor, conforme anunciado aqui neste portal no início do mês, o poder executivo encampou uma verdadeira operação de guerra para vasculhar toda cidade.

Desde a primeira semana de janeiro que a prefeitura mobiliza mais de cem servidores de diversos setores do governo, que divididos em sete equipes, eles estão percorrendo todas as residências e estabelecimentos comerciais da cidade realizando um complexo trabalho de conscientização e auxílio na remoção de entulhos em diversos locais e residências.

Além das equipes da prefeitura no combate ao mosquito da dengue, a empresa PiIlares que cuida da limpeza urbana e coleta de lixo, tem intensificado as ações de limpeza de terrenos baldios em toda cidade.



O resultado é que apesar dos números serem ainda alarmantes, já tivemos uma queda significativa dos casos entre a primeira e segunda semana de janeiro, sendo a primeira com 1.097,9 casos para cada 100 mil habitantes com a segunda apresentando uma redução de 883,4 casos para cada cem mil habitantes que significa em números absolutos em 246 casos confirmados de dengue, diferente de quase todos os outros municípios que apresentaram um aumento dos casos entre a primeira e segunda semana.

O trabalho intensivo do governo no combate a dengue se tornou permanente com a força tarefa em suas sete equipes, que agora além de inspecionar os imóveis da cidade as atenções estão voltadas também para uma minuciosa limpeza no riacho que passa pelo centro urbano da cidade.


A população pode contribuir com o mutirão de guerra realizado pelo governo, ligando para os telefones 28 3557 1829 (Secretaria de Saúde), e 28 3557 1460 (Prefeitura) e assim alertar o poder executivo sobre qualquer local que ofereça risco de proliferação do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário